Resumo:
A área de trabalho dos profissionais de educação nos últimos anos tem ultrapassado
as barreiras das escolas regulares e adentrado outros espaços, a exemplo do
ambiente hospitalar, no âmbito do qual se destacam as classes hospitalares, como
lugar de atuação dos profissionais de pedagogia. Neste sentido, a presente
pesquisa, tendo como tema as classes hospitalares objetiva investigar os desafios
da formação e da atuação dos profissionais que atuam nesses espaços [salas
hospitalares], buscando ainda identificar os principais desafios para uma atuação
efetiva junto as crianças e adolescentes hospitalizados. O trabalho é resultado de
uma pesquisa de campo, de caráter exploratória e de natureza qualitativa. A
população do estudo é constituída por três professoras dos Estados da Paraíba e de
Pernambuco cuja trajetória tenha sido marcada pela atuação no espaço das salas
hospitalares. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada,
realizadas através do WhatsApp e do Google Forms. Além disso fez-se uso, também
de dados indiretos constituído pela grade curricular do curso de Pedagogia das três
universidades públicas do Estado da Paraíba. Foi possível constatar a ausência da
temática nos cursos de formação inicial dos pedagogos, o que pode explicar a
ausência de profissionais interessados em trabalhar nos ambientes das salas
hospitalares. verificou-se que a presença de professores e pedagogos em hospitais
é de suma importância, tendo em vista que os mesmos, além de garantirem o direito
a educação de crianças e adolescentes hospitalizados, contribuem com a melhoria
da saúde desses sujeitos.
Descrição:
Silva, M. dos S. Classes hospitalares: desafios da formação e atuação de pedagogos e professores hospitalares. 2022. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.