dc.contributor.author |
Silva, Kaubir Hanes Soares da |
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dc.date.accessioned |
2022-12-14T13:48:59Z |
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dc.date.available |
2022-12-14T13:48:59Z |
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dc.date.issued |
2022-11-23 |
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dc.identifier.other |
21. ed. CDD 658 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28285 |
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dc.description |
SILVA, K. H. S. Estratégias empresariais utilizadas pelo setor de serviços de alimentação, bares e restaurantes da cidade de Pombal-PB durante o período de Pandemia de COVID-19. 2022. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho consiste numa pesquisa de abordagem qualitativa e tem como objetivo analisar as estratégias empresariais utilizadas pelo setor de serviços de alimentação - bares e restaurantes – da cidade de Pombal-PB durante a pandemia da Covid-19. Utilizou-se de entrevista estruturada como método de pesquisa, com a predominância de perguntas abertas direcionadas aos proprietários dos estabelecimentos. Ao todo foram realizadas dez entrevistas sem a necessidade de coletar dados por outras fontes de evidência. Para análise dos dados foi empregada a análise de conteúdo. Os resultados mostraram que a estratégia de crescimento e a estratégia emergente foram utilizadas em todos os estabelecimentos participantes deste estudo, enquanto que a estratégia de foco e a estratégia de sobrevivência de redução de custos foram empregadas por sua maioria. Apenas um estabelecimento da pesquisa utilizou a estratégia de sobrevivência de desinvestimento. Em relação às referidas estratégias, todos os empreendimentos que utilizaram as estratégias de sobrevivência foram beneficiados com a diminuição dos impactos da pandemia em seus estabelecimentos, contribuindo para a sobrevivência do negócio. Com a utilização da estratégia de crescimento, da estratégia emergente e da estratégia de foco, foram identificados benefícios financeiros e na qualidade dos seus serviços, principalmente o serviço de entrega. Não foram identificadas as seguintes estratégias: Manutenção; Desenvolvimento; liderança em custo; Diferenciação; Corporativa; Competitiva e Funcional. |
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dc.description.sponsorship |
Orientadora: Profa. Dra. Simone Costa Silva |
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dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
Estratégias empresariais |
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dc.subject |
Setor de serviços de alimentação |
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dc.subject |
Restaurantes |
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dc.subject |
Pandemia Covid-19 |
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dc.title |
Estratégias empresariais utilizadas pelo setor de serviços de alimentação, bares e restaurantes da cidade de Pombal-PB durante o período de Pandemia de COVID-19 |
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dc.type |
Other |
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