Resumo:
A disciplina Ciências pode desempenhar melhor o seu papel em nossa sociedade se houver
um aprofundamento da compreensão da dinâmica e do processo de ensino em sala de aula.
Este artigo resulta de uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo, realizada com 30
professores de Ciências do Ensino Fundamental II das Escolas Públicas de Paulista-PB e tem
como objetivo analisar junto aos docentes desta cidade, a importância e o uso de materiais
alternativos no ensino desta matéria. Os dados foram coletados, através de um questionário
pré-elaborado, contendo 10 questões, o mesmo foi aplicado com intuito de obter informações
sobre: o conceito e a importância dos materiais alternativos para o ensino de Ciências; a
frequência com que esses materiais são utilizados nas aulas; os motivos dos docentes não
utilizarem materiais alternativos para exposição do conteúdo e a avaliação que os docentes
fazem de suas aulas, em termos de aprendizagem significativa para os alunos, levando em
consideração a prática. De uma forma geral, a maioria dos professores acredita que a
importância do uso de materiais alternativos é inquestionável, entretanto, observa-se também
que a adesão a essa nova tendência pedagógica tem sofrido forte resistência, em relação a sua
práxis, nos mais variados níveis e âmbitos educacionais, desnudando assim, fissuras no
ensino de ciência local e consequentemente global.
Descrição:
GOMES, M. A. Estudo diagnóstico sobre o uso de materiais alternativos no ensino de ciências nas escolas públicas da cidade de Paulista, Paraíba. 2010. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)—Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2010.