UEPB - Repositório Digital

Estudo Diagnóstico sobre o uso de materiais alternativos no ensino de ciências nas escolas públicas da cidade de Paulista, Paraíba

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Gomes, Markbenésio Araújo
dc.date.accessioned 2013-12-13T11:21:58Z
dc.date.available 2013-12-13T11:21:58Z
dc.date.issued 2013-12-13
dc.identifier.other CDD 372.3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2830
dc.description GOMES, M. A. Estudo diagnóstico sobre o uso de materiais alternativos no ensino de ciências nas escolas públicas da cidade de Paulista, Paraíba. 2010. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)—Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2010. pt_BR
dc.description.abstract A disciplina Ciências pode desempenhar melhor o seu papel em nossa sociedade se houver um aprofundamento da compreensão da dinâmica e do processo de ensino em sala de aula. Este artigo resulta de uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo, realizada com 30 professores de Ciências do Ensino Fundamental II das Escolas Públicas de Paulista-PB e tem como objetivo analisar junto aos docentes desta cidade, a importância e o uso de materiais alternativos no ensino desta matéria. Os dados foram coletados, através de um questionário pré-elaborado, contendo 10 questões, o mesmo foi aplicado com intuito de obter informações sobre: o conceito e a importância dos materiais alternativos para o ensino de Ciências; a frequência com que esses materiais são utilizados nas aulas; os motivos dos docentes não utilizarem materiais alternativos para exposição do conteúdo e a avaliação que os docentes fazem de suas aulas, em termos de aprendizagem significativa para os alunos, levando em consideração a prática. De uma forma geral, a maioria dos professores acredita que a importância do uso de materiais alternativos é inquestionável, entretanto, observa-se também que a adesão a essa nova tendência pedagógica tem sofrido forte resistência, em relação a sua práxis, nos mais variados níveis e âmbitos educacionais, desnudando assim, fissuras no ensino de ciência local e consequentemente global. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Adrianne Teixeira Barros pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de ciências pt_BR
dc.subject Escola pública pt_BR
dc.subject Ciências - materiais alternativos pt_BR
dc.title Estudo Diagnóstico sobre o uso de materiais alternativos no ensino de ciências nas escolas públicas da cidade de Paulista, Paraíba pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta