dc.description.abstract |
O Pink Money, em sua tradução literal, é dinheiro rosa e refere-se ao poder de consumo da comunidade LGBTQIAP+. O presente artigo tem por objetivo analisar o impacto nas demonstrações contábeis de empresas que apostaram no movimento Pink Money através de um posicionamento estratégico. Para isto, delineou-se uma pesquisa bibliográfica, documental, descritiva e exploratória, com abordagem quali-quantitativa. As empresas selecionadas adotaram o posicionamento favorável perante ao movimento Pink Money, e analisados os relatórios de Demonstrações Contábeis e Desempenho Financeiro, além das análises dos índices de rentabilidade ROA, ROE e ET, através de comparativos aos períodos anteriores e os principais, concluiu-se que a abordagem utilizada pelas empresas escolhidas se mostrou coerente com o posicionamento e transmitiu de forma satisfatória a mensagem de diversidade, que por sua vez, permaneceu em desenvolvimento e abrangeu um novo público-alvo, trazendo melhorias de resultados as organizações em relação a positivação de sua imagem perante o mercado, porém relacionado aos indicadores de resultados viu-se uma redução de desempenho, com reduções na Pespico e no Grupo O Boticário, no ROA de 0,15% e 5,04%, o aumento no ET de 1,48% e 1,09%, e redução no ROE de 8,3% e 16%, respectivamente. Deste modo pode-se inferir que a estratégia mercadológica voltada para a comunidade LGBTQIAP+ a curto prazo não impacta de forma positiva nas demonstrações contábeis. |
pt_BR |