Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo principal analisar, no âmbito da literatura infanto-juvenil, como a obra “Anne de Green Gables” (2019) da autora Lucy Maud Montgomery pode contribuir para a formação do aluno-leitor e compreensão de temas sociais estimulando o prazer pelo ato de ler além de desenvolver a sensibilidade e senso crítico. A pesquisa de abordagem bibliográfica, é pautada nos pressupostos de Cosson (2014), Lajolo (1944); Brasil (2018); entre outros. A metodologia selecionada é de caráter qualitativo e consiste em desenvolver círculos de leitura com encontros quinzenais na escola, ao ar livre. Este estudo traz em seu referencial teórico, considerações sobre o ensino de literatura e aponta como proposta, um modelo de ensino sob o viés do letramento literário apresentando como eixo norteador o livro mencionado. Dessa maneira, observou-se que Anne de Green Gables (2019) corrobora de forma significativa para a formação leitora dos discentes do ensino médio, uma vez que os leva a reflexão sobre assuntos contemporâneos e ao compartilhamento de experiências de vida.
Descrição:
LINHARES, Clíssia Fernandes da Silva. Literatura infanto-juvenil e ensino: contribuições de "Anne de Green Gables" para a formação do sujeito reflexivo. 2022. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2022.