dc.contributor.author |
Linhares, Clíssia Fernandes da Silva |
|
dc.date.accessioned |
2022-12-15T11:22:14Z |
|
dc.date.available |
2022-12-15T11:22:14Z |
|
dc.date.issued |
2022-12-01 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.192 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28334 |
|
dc.description |
LINHARES, Clíssia Fernandes da Silva. Literatura infanto-juvenil e ensino: contribuições de "Anne de Green Gables" para a formação do sujeito reflexivo. 2022. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2022. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho tem como objetivo principal analisar, no âmbito da literatura infanto-juvenil, como a obra “Anne de Green Gables” (2019) da autora Lucy Maud Montgomery pode contribuir para a formação do aluno-leitor e compreensão de temas sociais estimulando o prazer pelo ato de ler além de desenvolver a sensibilidade e senso crítico. A pesquisa de abordagem bibliográfica, é pautada nos pressupostos de Cosson (2014), Lajolo (1944); Brasil (2018); entre outros. A metodologia selecionada é de caráter qualitativo e consiste em desenvolver círculos de leitura com encontros quinzenais na escola, ao ar livre. Este estudo traz em seu referencial teórico, considerações sobre o ensino de literatura e aponta como proposta, um modelo de ensino sob o viés do letramento literário apresentando como eixo norteador o livro mencionado. Dessa maneira, observou-se que Anne de Green Gables (2019) corrobora de forma significativa para a formação leitora dos discentes do ensino médio, uma vez que os leva a reflexão sobre assuntos contemporâneos e ao compartilhamento de experiências de vida. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Prof.ª. Ma. Bianca Sonale Fonseca da Silva |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Formação do leitor |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino |
pt_BR |
dc.title |
Literatura infanto-juvenil e ensino: contribuições de "Anne de Green Gables" para a formação do sujeito reflexivo |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |