Resumo:
Com a chegada da pandemia da Covid-19 e a necessidade de isolamento social
para evitar o contágio acelerado pela doença, adotou-se o chamado Ensino Remoto
Emergencial (ERE). Este artigo pontua aspectos do momento pós-pandemia que
vivenciamos, no contexto escolar, principalmente no que diz respeito à
alfabetização. O objetivo principal do presente estudo foi analisar os impactos
causados pelo Ensino Remoto Emergencial (ERE) na alfabetização de crianças dos
anos iniciais do Ensino Fundamental durante o período pós-pandemia e desafios
encontrados pelas professoras alfabetizadoras para oferecer as condições
necessárias para a apropriação da leitura e da escrita no período pós-pandêmico. A
metodologia utilizada baseou-se na realização de pesquisa em educação, qualitativa
e exploratória, a partir de entrevista estruturada feita com duas professoras de
municípios diferentes do estado da Paraíba. Para fundamentar nossas reflexões,
utilizamos autores como Soares (2009), Rego (2006), Mortatti (2006), Mainardes
(2021), Paulo Freire (2020), Menezes (2019), Pereira (2022) entre outros, os quais
apontam dificuldades relacionadas ao ensino pós-pandêmico, formação continuada,
uso de tecnologias educacionais, metodologia lúdica; interação entre escola e
família e projetos de alfabetização. O presente estudo potencializa reflexões sobre o
tema e modos de saber e fazer dessa fase tão específica da escolarização.
Descrição:
SILVA, R. F. da. Os impactos causados na alfabetização pelo ensino remoto emergencial (ERE). 2022. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.