UEPB - Repositório Digital

Os impactos causados na alfabetização pelo ensino remoto emergencial (ERE)

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Ruth Fabrício
dc.date.accessioned 2022-12-15T14:54:43Z
dc.date.available 2022-12-15T14:54:43Z
dc.date.issued 2022-11-30
dc.identifier.other CDD 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28341
dc.description SILVA, R. F. da. Os impactos causados na alfabetização pelo ensino remoto emergencial (ERE). 2022. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Com a chegada da pandemia da Covid-19 e a necessidade de isolamento social para evitar o contágio acelerado pela doença, adotou-se o chamado Ensino Remoto Emergencial (ERE). Este artigo pontua aspectos do momento pós-pandemia que vivenciamos, no contexto escolar, principalmente no que diz respeito à alfabetização. O objetivo principal do presente estudo foi analisar os impactos causados pelo Ensino Remoto Emergencial (ERE) na alfabetização de crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental durante o período pós-pandemia e desafios encontrados pelas professoras alfabetizadoras para oferecer as condições necessárias para a apropriação da leitura e da escrita no período pós-pandêmico. A metodologia utilizada baseou-se na realização de pesquisa em educação, qualitativa e exploratória, a partir de entrevista estruturada feita com duas professoras de municípios diferentes do estado da Paraíba. Para fundamentar nossas reflexões, utilizamos autores como Soares (2009), Rego (2006), Mortatti (2006), Mainardes (2021), Paulo Freire (2020), Menezes (2019), Pereira (2022) entre outros, os quais apontam dificuldades relacionadas ao ensino pós-pandêmico, formação continuada, uso de tecnologias educacionais, metodologia lúdica; interação entre escola e família e projetos de alfabetização. O presente estudo potencializa reflexões sobre o tema e modos de saber e fazer dessa fase tão específica da escolarização. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Elizângela Dias Santiago Fernandes pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Ensino remoto emergencial pt_BR
dc.subject Pós-pandemia pt_BR
dc.title Os impactos causados na alfabetização pelo ensino remoto emergencial (ERE) pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta