Resumo:
No campo da educação, foi necessário adotar o Ensino Remoto Emergencial (ERE), para
enfrentar as dificuldades educacionais causadas pela pandemia daCovid-19. Nesse contexto,
professores e alunos tiveram que se adaptar a esse novo cenário e ao uso das ferramentas
tecnológicas digitais, no entanto, muitas dificuldades cercaram esse período, o que deu origem
a novas discussões sobre o conceito de sala de aula. As dificuldades de ensino e aprendizagem
causadas por salas de aula remotas têm afetado a educação em vários níveis. Nesse cenário, este
trabalho de pesquisa tem como foco analisar: o ensino de Língua Portuguesa na Educação de
Jovens e Adultos (EJA) no período pandêmico atrelado a utilização das novas tecnologias a
partir das experiências do Estágio Supervisionado. Para atingir este objetivo, fundamentamos
teoricamente nos estudos de Almeida (2020), Antunes (2003), Cunha, Silva, e Silva, (2020),
Freire (1997), Moran (2015), Marcuschi (2008), entre outros estudiosos, para a análise de
discursos dos alunos componentes da turma. Portanto, o presente trabalho aponta para a
necessidade de ressignificação do conceito de sala de aula, do papeis desempenhados pelo
professor e aluno no processo de aprendizagem em consonância a praticas pedagógicas
contextualizadas e pensadas a partir do conhecimento do público alvo.
Descrição:
FREITAS, Maria Izabel Alves de. O ensino de língua portuguesa no período pandêmico: experiências no estágio supervisionado na educação de jovens e adultos(EJA). 2022. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2022.