Resumo:
O presente trabalho tem como principal objetivo apresentar uma proposta de ressignificação do
ensino da leitura e escrita na perspectiva do letramento social discutido, especialmente, por
Soares (2012), Kleiman (1995; 2005) e Rojo (2009). Para tanto, serão discutidas, inicialmente,
algumas concepções de letramento e, ainda, a diferença entre alfabetização e letramento. Tal
discussão se justifica pela necessidade de estarmos sempre problematizando as inúmeras
dificuldades e desafios que o ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa (LP) tem
apresentado na atualidade, principalmente no que diz respeito à mediação da leitura e da escrita.
Dessa forma, para atendermos ao principal propósito deste trabalho, abordaremos, com base
em Tinoco (2013) e Coppi (2016), uma discussão sobre como os projetos de letramento podem
representar um caminho para que o ensino dessas competências aconteça de forma
contextualizada e significativa, tanto para o professor quanto para os alunos. Por ser uma
pesquisa-ação e de natureza interpretativista, iremos descrever, ao final, as etapas e os
resultados de um projeto de letramento realizado em uma escola pública do interior da Paraíba.
O referido projeto, que representou um momento importante de intervenção na realidade dos
alunos do sétimo ano dessa escola, teve como ponto de partida uma problemática muito
debatida no mês de setembro pela sociedade brasileira: O suicídio e a depressão. Vale ressaltar
que a escolha por essa temática também se justifica por se tratar de algo muito próximo ao
cotidiano desses alunos. Considerando que uma das maiores dificuldades que os professores de
LP enfrentam é atrair a atenção dos seus alunos para a leitura e escrita, os resultados da nossa
pesquisa demonstram que é possível mudar essa realidade e fazê-los compreender a função
social que tais competências exercem no dia-a-dia. Ao final do projeto, pudemos constatar que
os alunos não só ampliaram seus conhecimentos acerca do tema tratado, mas também se
envolveram em atividades escritas de forma criativa e, sobretudo, conscientes do seu valor
social
Descrição:
FERREIRA, J. F. de O. Projeto de letramento: um caminho para ressignificação do ensino da leitura e da escrita. 2022. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.