UEPB - Repositório Digital

Projeto de letramento: um caminho para ressignificação do ensino da leitura e da escrita.

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Ferreira, Jordânia Fernandes de OLiveira
dc.date.accessioned 2022-12-16T18:22:46Z
dc.date.available 2022-12-16T18:22:46Z
dc.date.issued 2019-11-19
dc.identifier.issn CDD 371.27
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28376
dc.description FERREIRA, J. F. de O. Projeto de letramento: um caminho para ressignificação do ensino da leitura e da escrita. 2022. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem como principal objetivo apresentar uma proposta de ressignificação do ensino da leitura e escrita na perspectiva do letramento social discutido, especialmente, por Soares (2012), Kleiman (1995; 2005) e Rojo (2009). Para tanto, serão discutidas, inicialmente, algumas concepções de letramento e, ainda, a diferença entre alfabetização e letramento. Tal discussão se justifica pela necessidade de estarmos sempre problematizando as inúmeras dificuldades e desafios que o ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa (LP) tem apresentado na atualidade, principalmente no que diz respeito à mediação da leitura e da escrita. Dessa forma, para atendermos ao principal propósito deste trabalho, abordaremos, com base em Tinoco (2013) e Coppi (2016), uma discussão sobre como os projetos de letramento podem representar um caminho para que o ensino dessas competências aconteça de forma contextualizada e significativa, tanto para o professor quanto para os alunos. Por ser uma pesquisa-ação e de natureza interpretativista, iremos descrever, ao final, as etapas e os resultados de um projeto de letramento realizado em uma escola pública do interior da Paraíba. O referido projeto, que representou um momento importante de intervenção na realidade dos alunos do sétimo ano dessa escola, teve como ponto de partida uma problemática muito debatida no mês de setembro pela sociedade brasileira: O suicídio e a depressão. Vale ressaltar que a escolha por essa temática também se justifica por se tratar de algo muito próximo ao cotidiano desses alunos. Considerando que uma das maiores dificuldades que os professores de LP enfrentam é atrair a atenção dos seus alunos para a leitura e escrita, os resultados da nossa pesquisa demonstram que é possível mudar essa realidade e fazê-los compreender a função social que tais competências exercem no dia-a-dia. Ao final do projeto, pudemos constatar que os alunos não só ampliaram seus conhecimentos acerca do tema tratado, mas também se envolveram em atividades escritas de forma criativa e, sobretudo, conscientes do seu valor social pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Karla Valéria Araújo Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Projeto de letramento pt_BR
dc.subject Leitura e escrita pt_BR
dc.subject ressignificação do ensino de LP. pt_BR
dc.title Projeto de letramento: um caminho para ressignificação do ensino da leitura e da escrita. pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta