Resumo:
Esse trabalho traz os aspectos fundamentais que norteiam a Análise Combinatória, com ênfase no Princípio da Inclusão-Exclusão e em sua aplicação. Será argumentado que, no contexto da Educação Básica e do Ensino Superior, há pouca cobrança e um parco reconhecimento das instituições de ensino para com métodos de Análise Combinatória. No entanto, há uma cobrança recorrente por tal área da matemática em vestibulares, concursos e olimpíadas de matemática. Visando este cenário, serão mostrados argumentos que reforçam o aprendizado da Análise Combinatória e de princípios como o Princípio de Inclusão-Exclusão, sendo ambos de extrema importância para o raciocínio e para a resolução de problemas matemáticos. Além disso, serão apresentados exemplos de sua aplicação em provas da OBMEP, do ENEM e de concursos públicos.
Descrição:
SOUSA JÚNIOR, M. A.. O princípio da Inclusão-Exclusão: um outro método de contagem. 2022. 26 F. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2022.