Resumo:
Este trabalho trata-se de uma abordagem da experiência vivida pelos professores de matemática do fundamental II, com a implantação das aulas remotas nos ambientes virtuais devido a pandemia do COVID-19 em 2020. Durante o acompanhamento da construção do conhecimento, que interferiu no processo de ensinar e aprender, seja do aluno e professor, constatou-se novos comportamentos entre docente e discente na intervenção do ensino de forma online e as dificuldades encontradas pelos professores no processo de ensinar a disciplina de matemática no Ensino Fundamental II. O relato de experiência é de cunho descritivo e caracterizado pela observação e participação dos professores de matemática de seis escolas das redes Estadual e Municipal de São José do Egito/PE. O estudo teve como objetivo analisar a organização didática das aulas de matemática diante dos desafios enfrentados por docentes nas aulas remotas em decorrência da pandemia do COVID-19. Diante do cenário vivido, as incertezas e inseguranças preocupam a sociedade de modo geral, principalmente quando se trata de ensinar e aprender matemática através das aulas remotas. Entretanto, revelou-se uma grande superação e dedicação dos professores em amenizar todos os desafios encontrados.
Descrição:
SILVA, E. F. Percepção de professores que ensinam matemática sobre o ensino emergencial e o processo de ensino-aprendizagem na cidade de São José do Egito/PE. 2022. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.