Resumo:
O ensino de Língua Inglesa, têm sido na maioria das vezes visto como limitado a práticas
gramaticais de forma descontextualizada, onde de certa forma há a exclusão do texto literário,
justificada a falta de materiais, grande número de alunos, bem como a falta de interesse dos
educandos pela literatura. Dessa forma, mediante as circunstâncias de aula atuais, a escolha
das metodologias ativas adequadas deve ser feita com cautela, respeitando as limitações dos
estudantes, o conhecimento prévio, domínio das ferramentas tecnológicas, bem como a
privação delas, a maturidade intelectual e literária, hobbies, interesses, entre outros, para que a
interação em grupo seja concebida interdisciplinarmente abundante, que faça sentido para os
discentes e seja eficaz. Assim, a pesquisa aplicada teve como protagonistas os alunos da 1ª
série “C”, da Escola Cidadã Integral Antonieta Corrêa de Menezes. Para este trabalho o
processo metodológico enfatizou a aplicação da sequência básica de letramento literário de
Rildo Cosson (2021). Portanto, entendemos que na sala de aula o texto literário apresenta-se
como uma janela, onde o ato de leitura se (re)caracteriza, se reconstrói, abrindo caminhos para
a troca de experiências literárias múltiplas. Desta forma, para este estudo, lançamos mãos dos
pressupostos teóricos postulados por Adail Sobral (2009), Cosson (2021), Perrone-Moisés
(2016), Facina (1971), Candido (1973), Durão (2020), Gil (2002), Lipovetsky (2005) dentre
outros estudiosos que contribuíram para a feitura deste trabalho. Contudo, a aplicação da
adaptação do conto The Happy Prince, de Oscar Wilde (1888), embasada pela sequência
básica de Cosson (2021), fora o núcleo deste trabalho.
Descrição:
OLIVEIRA, G. M. S. de. As contribuições do conto The happy prince, de Oscar Wilde para o letramento literário nas aulas de inglês como LE. 2022. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Línguas e Literaturas na Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.