Resumo:
O Departamento Pessoal é um auxiliador para assegurar os deveres das empresas e os direitos dos funcionários. Nesse contexto, a pesquisa objetificou conhecer e analisar a percepção dos funcionários acerca da gestão do departamento pessoal durante a pandemia da Covid-19 em uma indústria de embalagens plásticas no município de Queimadas – PB. Essa pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva e a abordagem do problema se classifica em quantitativa. Do ponto de vista dos procedimentos técnicos, a pesquisa pode ser classificada pela técnica de levantamento survey, sendo realizada através de um questionário na plataforma Google Forms, composto por 18 questões que analisaram os perfis dos 74 funcionários, o conhecimento deles frente as novas legislações e as medidas que foram adotadas pela empresa para enfrentamento do período da pandemia na área trabalhista. Os dados obtidos foram organizados e apresentados mediante a utilização de gráficos e os resultados demonstraram que a empresa fez uso das Medidas implantadas pelo Governo Federal. Dentre os resultados obtidos, 24,32% dos funcionários tiveram a antecipação de férias, 2,70% tiveram os contratos suspensos, 9,6% tiveram a jornada reduzida, além de 2,70% que ficaram trabalhando home office. Além disso, dos funcionários, 92,84% afirmam que o departamento pessoal foi importante para empresa nesse cenário pandêmico.
Descrição:
BENTO, Arielle de Oliveira. Um estudo sobre a percepção dos funcionários acerca da gestão do departamento pessoal durante a pandemia da Covid19 em uma indústria de embalagens plásticas no município de Queimadas – PB. 2022. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, Paraíba, 2022.