Resumo:
Diante dos agravantes que envolvem questões de violência à comunidade
LGBTQIAP+, destacando as/os transexuais e as travestis que são estatisticamente as maiores vítimas de atos violentos, é fundamental compreender como se configura a violência para com esse público, que diante de tantos avanços, vivencia um retrocesso ligado ao aprofundamento do preconceito e da discriminação presentes em uma sociedade marcada pela heteronormatividade patriarcal. Diante dessa realidade, o objetivo deste trabalho é sistematizar e analisar as múltiplas formas de violências que são aplicadas às pessoas transgêneras e cisgêneras usuárias do Centro de Referência LGBTQIAP+ Luciano Bezerra Vieira em Campina Grande -
PB, no período que compreende os anos de 2019 a 2021, buscando identificar as causas, efeitos e consequências geradas por esta violência. Dessa forma, o estudo realizado propõe mostrar que a violência cometida às pessoas transgêneros comparada aos indivíduos cisgêneros se intensificam quando estão ligadas às questões de gênero, raça/etnia e classe social.
Descrição:
BRAGA JUNIOR, Luiz Carlos da Costa. Marcas e cicatrizes: aspectos da violência contra transexuais do Centro de Referência LGBTQIAP+ em Campina Grande - PB. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso. Graduação em Serviço Social. 2022.