Resumo:
A Reforma Trabalhista foi criada com o intuito de melhorar as relações entre os empregados e empregadores, gerar empregos e estimular a economia. Esta pesquisa teve como objetivo analisar os impactos da Reforma Trabalhista no Brasil sob a perspectiva do empregado e empregador como por exemplo, o trabalho intermitente, a terceirização, contratação de trabalhadores autônomos sem vínculo empregatício, modificações na jornada de trabalho e o pagamento facultativo do imposto sindical, trazendo assim, grandes impactos para ambos. Esse estudo trata-se de uma revisão de literatura e utiliza abordagem qualitativa. Após os resultados
obtidos foi possível analisar que resolução imposta na Lei 13.467/17 trouxe impactos para o empregado e empregador, sendo estes, desfavoráveis para o empregado e favoráveis para o empregador, visto que, há uma supremacia das negociações sobre a Lei e uma redução de custos, acarretando assim, em um retrocesso de direitos e garantias para a classe trabalhista.
Descrição:
DONATO, Taciana Dias. Reforma trabalhista no Brasil: uma análise dos impactos sob a perspectiva empregado e empregador. 2022. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.