Resumo:
Neste trabalho aborda-se a função da Educação Fiscal como um tema muito importante para construção da cidadania, com o intuito de fomentar o conhecimento do cidadão acerca do seu papel de fiscalizar os recursos públicos. Logo, esta pesquisa objetivou analisar a percepção dos estudantes da UEPB acerca da função socioeconômica do tributo no contexto da Educação Fiscal. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa realizada através de um questionário eletrônico disponibilizado pelo Google Forms durante um período de 30 dias. A coleta resultou em 56 respostas. Os resultados indicaram que a maioria dos discentes estão cientes da importância de fiscalizar as movimentações dos recursos públicos, haja vista que, a familiaridade dos estudantes com o tributo corrobora como o estudo da educação fiscal, entretanto, muitos não tem completo entendimento sobre sua função social. Por fim, observa-se que a falta de credibilidade do governo interfere na aceitação dos contribuintes em compreender conversão do tributo em benefícios sociais, o que poderia ser sanado caso o Programa Nacional de Educação se consolidasse preparando cidadão aptos a fiscalizar ações do governo.
Descrição:
SILVA, Mikaely Maria da. Educação Fiscal: análise sobre a percepção dos estudantes da UEPB acerca da função socioeconômica do tributo. 2022. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis). Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, 2022.