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Este trabalho tem o objetivo de analisar a importância da atuação do Assistente Social para a inserção da pessoa com deficiência na educação regular brasileira, tendo como objetivos específicos discutir a importância da inserção da pessoa com deficiência no ensino regular a partir do aparato normativo em vigência e identificar as dificuldades encontradas no acesso à educação para as pessoas com deficiência. A aproximação ao tema é fruto da experiência de estágio obrigatório em Serviço Social realizada na
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), no município de Campina Grande (PB). A inclusão é um processo complexo e ainda demorado, apesar da legislação brasileira garantir a toda criança o direito à educação na rede regular de ensino, fazendo-se necessárias adaptações nos currículos das escolas para capacitar os profissionais envolvidos. Além disso, a inclusão da pessoa com deficiência é um processo que exige respeito e compreensão, tanto pelas instituições de ensino quanto
pelos sujeitos do processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, fez-se necessário um estudo utilizando-se a metodologia de pesquisa bibliográfica e documental, fazendo uso tanto de tantos artigos, livros, revistas, entre outros, como de pesquisas em meios eletrônicos sobre o assunto. Após a realização desse estudo, verificou-se a importância do acesso de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular, e os desafios para a concretização da proposta inclusiva, apesar das legislações vigentes que afirmam e decretam a inclusão de alunos com deficiência. Diante das leituras e pesquisas, concluímos que é preciso que a escola tenha o interesse de conhecer e criar novos métodos pedagógicos, para que a criança possa
se desenvolver junto ao meio social, bem como uma formação mais profundada e adequada para os profissionais que com eles atuam. Enfim, ressaltamos que a atuação do assistente social em escolas traz consigo um grande desafio, que além de buscar seu espaço, criando um método de trabalho e atuação de acordo com o Código de ética, suas atribuições privativas e competências, ele também contribui em identificar fatores sociais, econômicos e culturais que possam dificultar ou favorecer o
acesso e permanência da pessoa com deficiência na escola. |
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