Resumo:
Com o surgimento do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas – eSocial, pelo Decreto nº 8373/14, os empregadores passaram a comunicar ao Governo todas as informações trabalhistas e previdenciárias. Tal obrigação surgiu de uma necessidade de unificar e digitalizar essas informações. Diante disto, o estudo busca analisar a percepção dos profissionais de um escritório de contabilidade situado em Campina Grande-PB em relação às mudanças ocorridas no departamento pessoal a partir do eSocial. O estudo é caracterizado como bibliográfico, estudo de caso e descritivo. Para alcançar os objetivos foi aplicado um questionário aos colaboradores do determinado escritório. Com os resultados apresentados conclui-se se que nas percepções dos profissionais o e-social promoveu modificações significativas e positivas, tais como a redução das inconformidades e divergências, redução das burocracias e maior facilidade na entrega das obrigações acessórias.
Descrição:
CUNHA, Bruna Rodrigues. Departamento Pessoal: percepção dos profissionais de um escritório de contabilidade localizado em Campina Grande – PB quanto a utilização do e-Social. 2022. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.