dc.description.abstract |
O presente artigo tem como objeto de discussão a correlação entre a instrumentalidade do Serviço Social e as requisições indevidas que chegam pelo desconhecimento das atribuições e competências profissionais, a partir das observações sistemáticas refletivas no Estágio Supervisionado em Serviço Social, no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS Massaranduba/PB. Apontamos como pressuposto das nossas observações as problemáticas referentes à formação profissional, formação continuada e ao cenário de precarização do mundo do trabalho, além dos dilemas que envolvem o reconhecimento do Serviço Social como uma profissão crítica, desvinculada dos fundamentos da caridade, como era o “Serviço Social tradicional”. Para realização deste trabalho, utilizarei das experiências observadas e vivenciadas durante o estágio no CRAS de Massaranduba-PB que resultou como projeto de intervenção, a sugestão de proposta para a Assistente social e a coordenadora do CRAS, esclarecer aos usuários, a equipe multiprofissional e a rede de proteção social sobre a função social do Assistente Social no CRAS. Nesse sentido, o presente trabalho apresenta reflexões que não se limitam à intervenção realizada, mas a toda experiência do Estágio que possibilitou reflexões em torno da Política de Assistência Social e o trabalho profissional dos/as assistentes sociais. Encontra-se organizado em três tópicos, são eles: o percurso de conhecimento do lócus da nossa investigação, que é a Política de Assistência Social e a contextualização do CRAS de Massaranduba/PB. Em seguida apresentamos a problematização refletida a partir das observações no Estágio, em um debate que trabalhamos com a categoria da instrumentalidade e o processo de trabalho do Serviço Social. Por fim, discutimos como proposta o desenvolvimento de ações reflexivas, que acionam a dimensão pedagógica do Serviço Social e da qual buscamos referenciar o projeto de intervenção executado na instituição, o qual é relatado, como exemplificação de ações que podem ser desenvolvidas frente à problemática. |
pt_BR |