Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo geral analisar os fatores que influenciam na motivação
de professores da educação básica que estão lecionando em contexto de ensino remoto
emergencial no município de Paulista-PB. O estudo realizado é do tipo descritivo e de caráter
quantitativo, e o levantamento dos dados foi realizado por meio de um questionário, o qual foi
respondido por um total de 22 (vinte e dois) professores da educação básica que atuam em
escolas públicas do município de Paulista-PB. Os resultados obtidos demonstraram que a
motivação dos professores está associada a fatores como comunicação, relacionamentos
interpessoais, realização profissional, gosto pelo trabalho e o desenvolvimento dos alunos. Por
outro lado, entre os fatores que levam à desmotivação dos docentes estão as condições salarias,
a elevada carga horária, a indisponibilidade de equipamentos e o desinteresse dos alunos. A
partir da análise dos dados coletados nesta pesquisa, é possível concluir que os docentes se
encontram motivados na maioria dos fatores abordados. No entanto, alguns pontos são passíveis
de melhorias e merecem um olhar mais atento por parte da gestão das escolas e também dos
gestores públicos, principalmente no que diz respeito à remuneração, a carga horária de trabalho
e a oferta de equipamentos necessários para realização das aulas de forma remota.
Descrição:
PEREIRA, L. F. Motivação no trabalho de professores da Educação Básica que estão atuando em contexto de Ensino Remoto no município de Paulista-PB. 2022. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2022.