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Estado da arte sobre as pesquisas com enfoque no tema gerador química medicinal no ensino médio

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dc.contributor.author Nascimento, Agnis Pâmela Simões do
dc.date.accessioned 2023-03-28T20:12:58Z
dc.date.available 2023-03-28T20:12:58Z
dc.date.issued 2021-12-13
dc.identifier.other CDD 372.8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28833
dc.description NASCIMENTO, Agnis Pâmela Simões do. Estado da arte sobre as pesquisas com enfoque no tema gerador química medicinal no ensino médio. 2021. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O ensino baseado em temas geradores proporciona uma agregação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula com o cotidiano, ademais uma educação problematizadora de caráter crítico como a freireana pode ser vinculada com o enfoque CTSA. Deste modo, ao serem aplicados em sala de aula com eficácia os educandos tendem a ter um ensino contextualizado, evolução na capacidade crítica e de arguição. Estes temas podem fomentar o interesse do aluno pelas atividades desenvolvidas de forma a melhorar a compreensão dos conteúdos programáticos. A química medicinal é uma temática que pode ser empregada no ensino da Química Orgânica no Ensino Médio para diferentes conteúdos programáticos como as funções orgânicas, isomeria, nomenclatura, reações orgânicas, entre outros. Além disso, podem ser abordados com enfoque em diferentes áreas como fármacos, drogas, automedicação, saúde e produtos naturais. Assim, o presente trabalho propôs-se a realizar um levantamento bibliográfico dos últimos 10 anos das aplicações da química medicinal contextualizada aos conteúdos de Química Orgânica para o ensino básico, sendo apresentada a seleção e classificação nas seguintes categorias: sequência didática, unidade de ensino e proposta didática. O estudo realizado foi de caráter exploratório sendo utilizado o Google Acadêmico para fazer a pesquisa bibliográfica no intervalo de 10 anos (2011 a 2021). Os resultados indicaram uma prevalência de trabalhos classificados como unidade de ensino, seguida das propostas didáticas e sequência didática. A unidade de ensino com o conjunto de conteúdos cadeias carbônicas, grupos funcionais e nomenclatura teve certa relevância nos resultados indicando que, por se tratar de conteúdos base para o entendimento da Química Orgânica no Ensino Médio e as dificuldades dos alunos, seria de interesse dos profissionais da educação aplicar temas geradores em suas turmas. Nesta revisão foram encontrados 43 trabalhos com as mais diversas aplicações didáticas incluindo-se experimentais e as com uso de tecnologia. A prevalência de trabalhos seguiu a seguinte ordem decrescente: grupos funcionais, isomeria, cadeias carbônicas, nomenclatura, bioquímica e reações orgânicas. Dos subtemas prevaleceram os classificados como fármacos e produtos naturais, ambos com 14 trabalhos publicados, seguidos de automedicação, saúde e drogas; além destes os que envolveram dois subtemas foram: fármacos e automedicação, fármacos e produtos naturais, fármacos e drogas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Gilberlandio Nunes da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Sequência didática pt_BR
dc.subject Química medicinal pt_BR
dc.subject Recursos pedagógicos pt_BR
dc.title Estado da arte sobre as pesquisas com enfoque no tema gerador química medicinal no ensino médio pt_BR
dc.type Other pt_BR


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