Resumo:
Com o surgimento da pandemia da COVID-19 no final do ano de 2019 em território
chinês e a sua disseminação, sendo declarado pandemia pela Organização Mundial
de Saúde (OMS) no início de 2020, o Brasil adotou medidas emergenciais, dente
elas o distanciamento social, a qual foi adotado por vários países. O Brasil seguiu a
recomendação da OMS o ministro da educação suspendeu as aulas presenciais e
adotou o Ensino Remoto Emergencial (ERE), os estudantes não tiveram mais
acesso aos laboratórios. Dessa maneira este artigo visa entender as contribuições
das disciplinas experimentais no processo de aprendizagem dos conteúdos de
química. Tendo por objetivo entender os desafios enfrentados pelos estudantes nos
componentes curriculares experimentais no ensino de ciências na modalidade do
Ensino Remoto Emergencial durante a pandemia da COVID-19. A metodologia
utilizada na pesquisa foi de natureza qualitativa, as etapas da pesquisa se
constituíram de levantamento bibliográfico, discussão Teórico-Metodológica,
elaboração de um questionário com 10 questões e aplicado utilizando a ferramenta
do Google Forms a um número de 30 estudantes como instrumento de coleta de
dados. Os resultados evidenciaram dificuldades em entender o conteúdo trabalhado
durante a aula sem a parte experimental.
Descrição:
SILVA, Alrislania Vieira da. Ensino Remoto Emergencial: Dificuldades e desafios nas aulas experimentais no Ensino de Química. 2022. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.