Resumo:
A natação está presente em nossa sociedade desde os primórdios da espécie humana, como forma de sobrevivência, com o passar dos anos foram criados propósitos estéticos e competitivos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático cerca de 59% dos casos de mortes por afogamento ocorrem em piscinas e residências. O objetivo geral deste trabalho é analisar estudos que apresentem conteúdos sobre as propostas didáticas dos professores na natação infantil que contemplam o auto salvamento aquático como prevenção de afogamento e como objetivos específicos identificar os conteúdos aplicados às técnicas, sintetizar e contribuir para futuras propostas com o tema. É um estudo de revisão integrativa literária e de abordagem qualitativa, onde foram selecionadas as seguintes bases de dados: Google Acadêmico, BVS e Repositório da UEPB. Foram selecionados 7 artigos para o estudo. Como síntese do estudo, nas produções se encontram propostas pedagógicas, planos de aulas com foco no salvamento aquático e metodologias analíticas/tecnicistas que norteiam as aulas de natação infantil e propostas de conteúdo do estudo. Ao final desse estudo, encontrou uma carência nas produções que apresentem professores em Educação Física que abordam em suas aulas de natação infantil e com conteúdo sobre o auto salvamento aquático na prevenção de afogamentos, além de entender que as habilidades para o auto salvamento são adquiridas durante o processo de iniciação.
Descrição:
SOUZA, Eduarda da Rocha. A analise de propostas didáticas do professor de educação fisíca como elemento de prevenção do afogamento na natação infantil: uma revisão integrativa. 2022. 31 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Fisíca) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.