UEPB - Repositório Digital

Ensino remoto emergencial: Dificuldades e desafios nas aulas experimentais no ensino de Química

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Alrislania Vieira da
dc.date.accessioned 2023-04-11T20:46:13Z
dc.date.available 2023-04-11T20:46:13Z
dc.date.issued 2022-07-28
dc.identifier.other CDD 372.8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28905
dc.description SILVA, Alrislania Vieira da. Ensino remoto emergencial: Dificuldades e desafios nas aulas experimentais no Ensino de Química. 2022. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Com o surgimento da pandemia da COVID-19 no final do ano de 2019 em território chinês e a sua disseminação, sendo declarado pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS) no início de 2020, o Brasil adotou medidas emergenciais, dente elas o distanciamento social, a qual foi adotado por vários países. O Brasil seguiu a recomendação da OMS o ministro da educação suspendeu as aulas presenciais e adotou o Ensino Remoto Emergencial (ERE), os estudantes não tiveram mais acesso aos laboratórios. Dessa maneira este artigo visa entender as contribuições das disciplinas experimentais no processo de aprendizagem dos conteúdos de química. Tendo por objetivo entender os desafios enfrentados pelos estudantes nos componentes curriculares experimentais no ensino de ciências na modalidade do Ensino Remoto Emergencial durante a pandemia da COVID-19. A metodologia utilizada na pesquisa foi de natureza qualitativa, as etapas da pesquisa se constituíram de levantamento bibliográfico, discussão Teórico-Metodológica, elaboração de um questionário com 10 questões e aplicado utilizando a ferramenta do Google Forms a um número de 30 estudantes como instrumento de coleta de dados. Os resultados evidenciaram dificuldades em entender o conteúdo trabalhado durante a aula sem a parte experimental. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Vandeci Dias dos Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Ciências pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.subject Aulas práticas pt_BR
dc.title Ensino remoto emergencial: Dificuldades e desafios nas aulas experimentais no ensino de Química pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta