dc.contributor.author |
Souza, Flávia Danielly dos Santos |
|
dc.date.accessioned |
2023-04-20T11:18:22Z |
|
dc.date.available |
2023-04-20T11:18:22Z |
|
dc.date.issued |
2022-11-30 |
|
dc.identifier.other |
CDD 530.7 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28933 |
|
dc.description |
SOUZA, Flávia Danielly dos Santos. Aprendizagem baseada em problemas integrada à experimentação no Ensino de Física: Proposta para introdução a circuitos elétricos. 2022. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O trabalho aqui apresentado trata da integração entre o método de ensino Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e a Experimentação. A ABP é um método de ensino no qual o aluno é inserido como sujeito ativo e os conhecimentos são construídos por meio da resolução de problemas conexos com o cotidiano. A Experimentação é uma abordagem que favorece um elo entre o mundo simbólico dos conteúdos e as observações reais e contextualizadas na prática. Nessa perspectiva, a integração da Experimentação com o método da ABP pode ser uma boa maneira de fazer com que os conceitos ensinados pelo professor sejam melhor compreendidos pelos alunos. Nesse sentido, buscamos analisar o processo de elaboração de uma proposta de ensino que utiliza a Experimentação como abordagem alinhada ao método da ABP no ensino de conhecimentos de Física, especificamente para a discussão sobre circuitos elétricos para 3ª série do Ensino Médio, tomando como alicerce o disposto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dentro da Unidade Temática Matéria e Energia, da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Na análise realizada, constatamos como maior dificuldade o alinhamento dos objetos de conhecimento com as especificidades do método e da abordagem utilizada. Esperamos que a perspectiva exposta quanto ao processo de utilização da Experimentação como abordagem alinhada ao método da ABP, seja útil para pesquisadores e professores que pretendam trabalhar com essa temática. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Profa. Ma. Janaína Guedes da Silva |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem Baseada em Problemas |
pt_BR |
dc.subject |
Experimentação |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Física |
pt_BR |
dc.subject |
Base Nacional Comum Curricular - BNCC |
pt_BR |
dc.title |
Aprendizagem baseada em problemas integrada à experimentação no ensino de Física: Proposta para introdução a circuitos elétricos |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |