UEPB - Repositório Digital

Aprendizagem baseada em problemas integrada à experimentação no ensino de Física: Proposta para introdução a circuitos elétricos

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Souza, Flávia Danielly dos Santos
dc.date.accessioned 2023-04-20T11:18:22Z
dc.date.available 2023-04-20T11:18:22Z
dc.date.issued 2022-11-30
dc.identifier.other CDD 530.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28933
dc.description SOUZA, Flávia Danielly dos Santos. Aprendizagem baseada em problemas integrada à experimentação no Ensino de Física: Proposta para introdução a circuitos elétricos. 2022. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract O trabalho aqui apresentado trata da integração entre o método de ensino Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e a Experimentação. A ABP é um método de ensino no qual o aluno é inserido como sujeito ativo e os conhecimentos são construídos por meio da resolução de problemas conexos com o cotidiano. A Experimentação é uma abordagem que favorece um elo entre o mundo simbólico dos conteúdos e as observações reais e contextualizadas na prática. Nessa perspectiva, a integração da Experimentação com o método da ABP pode ser uma boa maneira de fazer com que os conceitos ensinados pelo professor sejam melhor compreendidos pelos alunos. Nesse sentido, buscamos analisar o processo de elaboração de uma proposta de ensino que utiliza a Experimentação como abordagem alinhada ao método da ABP no ensino de conhecimentos de Física, especificamente para a discussão sobre circuitos elétricos para 3ª série do Ensino Médio, tomando como alicerce o disposto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dentro da Unidade Temática Matéria e Energia, da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Na análise realizada, constatamos como maior dificuldade o alinhamento dos objetos de conhecimento com as especificidades do método e da abordagem utilizada. Esperamos que a perspectiva exposta quanto ao processo de utilização da Experimentação como abordagem alinhada ao método da ABP, seja útil para pesquisadores e professores que pretendam trabalhar com essa temática. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Ma. Janaína Guedes da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Aprendizagem Baseada em Problemas pt_BR
dc.subject Experimentação pt_BR
dc.subject Ensino de Física pt_BR
dc.subject Base Nacional Comum Curricular - BNCC pt_BR
dc.title Aprendizagem baseada em problemas integrada à experimentação no ensino de Física: Proposta para introdução a circuitos elétricos pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta