Resumo:
Este artigo apresenta os resultados de um estudo que se aproxima de uma pesquisa do tipo estado da arte, com abordagem qualitativa. Tem como problema de pesquisa: quais as tendências investigativas das pesquisas em ensino de Biologia que utilizam sequências didáticas (SDs)? Tem por objetivo geral, compreender o panorama teórico-metodológico das pesquisas em ensino de Biologia que utilizam sequências didáticas. Para análise de tendências atuais, os dados foram coletados através de um mapeamento dos artigos publicados nos anais das três últimas edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - ENPEC (2017-2021). Para compor o corpus deste estudo foram selecionados 29 artigos que utilizam sequência didática para abordar conceitos biológicos. A análise foi guiada por um conjunto de descritores: a) autores; b) referências teóricas utilizadas para o desenvolvimento da pesquisa; c) referências teóricas utilizadas para fundamentar o conceito de sequência didática; d) forma de utilização da sequência didática; e) foco temático e f) conceitos biológicos contemplados. Os resultados apontaram para uma dispersão de autores e referências teóricas para fundamentar a pesquisa; as referências teóricas utilizadas para fundamentar o conceito de SD estão presentes na maioria dos artigos, conceituando a SD ou apresentando elementos para estruturá-la e/ou validá-la; na maior parte dos artigos analisados, a SD foi utilizada como objeto de estudo e o foco temático principal foi recursos didáticos; os conceitos biológicos utilizados como tema nas SDs foram variados. Assim, identificamos tendências que foram mantidas e novos movimentos da pesquisa em ensino de Biologia sobre SDs, quando a comparamos com resultados de pesquisas anteriores que foram citadas ao longo deste trabalho.
Descrição:
AIRES, Wellington Everton Nobrega de Farias Aires. Tendências investigativas das pesquisas que trabalham com sequências didáticas no ensino de Biologia: um panorama a partir dos anais do ENPEC (2017-2021). 2022. 29 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.