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Concepções de estudantes de licenciatura em Química quanto ao impacto na sua formação inicial com o ensino remoto

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dc.contributor.author Silva, Gláucio Almeida
dc.date.accessioned 2023-04-24T22:03:44Z
dc.date.available 2023-04-24T22:03:44Z
dc.date.issued 2022-07-27
dc.identifier.other CDD 371.3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28979
dc.description SILVA, Gláucio Almeida. Concepções de estudantes de Licenciatura em Química quanto ao impacto na sua formação inicial com o ensino remoto. 2022. 49f. Trabalho de Conclusão de curso (Graduação em Química) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract A educação foi um dos setores afetados pela pandemia causada pelo vírus da COVID-19. O ensino remoto, se apresentou como uma alternativa para que os alunos não interrompessem os seus estudos, sendo que, com esse novo modelo de ensino surgiram o uso de novas tecnologias, assim como, alguns desafios. Nesse sentido, este trabalho buscou identificar os percalços na formação inicial do professor de Química em uma universidade pública no município de Campina Grande-PB. A pesquisa foi desenvolvida por meio da aplicação de um questionário semiestruturado evidenciando os aspectos positivos e negativos durante o período remoto para a sua formação. O questionário foi elaborado via Google Forms e aplicado com 22 alunos matriculados no curso de Licenciatura em Química, os quais aceitaram voluntariamente participar da pesquisa e contribuíram de forma significativa para a construção desta pesquisa. Como resultados, verificou-se que a maioria dos alunos se encontravam em uma faixa etária entre 24 e 27 anos, residiam no município de Campina Grande, estudavam no período noturno, eram do sexo feminino, possuíam internet própria e utilizavam o notebook para assistirem suas aulas e desenvolverem suas atividades. Dentre os pontos positivos apontados pelos discentes, a comodidade foi apontada em maior frequência. Por outro lado, a falta de dinâmicas nas aulas e as distrações, foram apontadas como os maiores pontos negativos. Alguns alunos afirmaram ter um bom desempenho no que diz respeito ao uso de tecnologias no ensino remoto. Compreende-se que esta pesquisa se torna importante por falar de um tema que é novo e de ampla compreensão. Apesar das dificuldades encontradas pelos discentes durante o ensino remoto, conclui-se que as atividades desenvolvidas durante o período letivo tiveram um bom aproveitamento, incentivando os alunos na utilização de novas ferramentas e plataformas tecnológicas de ensino, assim como, novas experiências. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profª. Ma. Leossandra Cabral de Luna pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.publisher Gláucio Almeida Silva pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.subject Novas tecnologias na educação pt_BR
dc.subject Pandemia pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.title Concepções de estudantes de licenciatura em Química quanto ao impacto na sua formação inicial com o ensino remoto pt_BR
dc.type Other pt_BR


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