Resumo:
A presente monografia tem por objetivo refletir uma possível relação complementar entre a ascensão da economia algodoeira nas primeiras décadas do século XX e os processos de modernização efetuados na recém municipalidade de Taperoá durante o governo de Hermann Cavalcanti (1925-1927). Sem deixar de lado a zona rural do município, será analisada a questão agrária desde os tempos mais longínquos por meio das concessões de sesmarias aos suplicantes e seus respingos na construção do campesinato taperoaense nos séculos posteriores. De grande relevância também dá-se a investigação acerca do desenvolvimento da cultura
algodoeira nos grandes latifúndios e seus paralelos na relação social entre o senhor das terras e o campesinato. Em meio às transformações do moderno analisa-se os impactos no campo e na urbe e de qual maneira estar afetam diretamente o modo de vida da população, sendo estas novidades experienciadas e (re)construídas em olhares distintos pelas classes envolvidas.
Descrição:
GOUVEIA, M. D. S. A relação algodão - modernidade na municipalidade de Taperoá nas primeiras décadas do Século XX. 2022. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.