Resumo:
Tendo em vista as mudanças sociais, tais quais as relações de consumo e estilo de vida, ocasionadas pela Revolução Industrial e seu impacto no meio ambiente, a criação de políticas públicas para a preservação do equilíbrio ecológico e ambiental foi crucial para a preservação da saúde ambiental e qualidade de vida. Uma das medidas para a efetivação dessas ações foi trazer para o currículo da educação básicaa educação ambiental, sendo essa uma política pública que visa a conscientização social de base. O objetivo da presente pesquisa é estudantes do nono ano do ensinoFundamenta da escola Deolinda Ma do Amaral, localizada na cidade de Riachão do Bacamarte - PB, interpretam a questão ambiental e como tal conteúdo é articulado para eles no processo de ensino e aprendizagem. A metodologia aplicada foi a pesquisa bibliográfica juntamente com a de campo, por meio de uma entrevista semiestruturada com a população estudada, tendo como material formulário elaborado no Google Formulários. O Resultado alcançado foi satisfatório, pois a população apresentada demonstrou consciência ambiental. Conclusão: Desta forma,percebeu-se através dessa análise, que a educação ambiental como forma de políticapública torna-se um importante eixo formativo para a construção de uma mentalidadecidadã eficiente. No entanto, percebeu-se também que as analises dos alunos acercado meio ambiente ainda são muito rasas.
Descrição:
ALMEIDA, Luzibeth Nunes de. Concepções de estudantes de nono ano sobre os problemas ambientais de sua cidade. 2023. 19 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.