Resumo:
O presente trabalho tem por objetivo relatar e discutir acerca das experiências
vivenciadas através do PIBID pelo discente na graduação de Educação Física, e, de
forma específica identificar os desafios e perspectivas atuais na formação do
professor. O PIBID surge em 2007, como resultado de um plano de políticas
públicas educacionais, oferecendo bolsas de iniciação à docência, com o objetivo de
promover a integração entre a educação superior e a básica, corroborando ainda
uma melhor articulação entre teoria e prática necessárias à formação de docentes. A
experiência relatada concerne à vivência no PIBID, com crianças do Pré I ao 5° ano,
entre 05 e 10 anos de idade, nas quais, através do brincar nas atividades físicas
lúdicas, foi possível contribuir não só para o desenvolvimento motor e cognitivo dos
discentes, mas também aflorar ainda mais o emocional e afetivo das crianças. O
resultado refletiu impacto positivo para a formação e iniciação prática como
professor de educação física, propiciando novas experiências profissionais, uma vez
que através do PIBID foi possível reduzir os entraves para atenuar a distância entre
o aluno e a educação física no período de pandemia, bem como executar atividades
que mudaram o contexto dos alunos e sua perspectiva quanto à educação física.
Descrição:
SILVA, Maria Elenice dos Santos Chaves. O PIBID e a formação de professores: Desafios e perspectivas. 2022. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.