Resumo:
Considerando que o período da pandemia do covid-19 marcou dolorosamente a história da educação brasileira, o presente artigo pretende revisitar alguns dos principais impactos causados no ensino e na aprendizagem de Física, sobretudo no que diz respeito às práticas experimentais em um contexto de ensino remoto. Para tanto, será necessário: discutir a implantação do ensino Remoto e identificar os impactos daquela modalidade de ensino no processo de ensino e aprendizagem de Física, sobretudo no tocante às atividades experimentais. Este esforço justifica-se porque a pandemia do covid-19 acarretou diversas mudanças na maneira de se ensinar e aprender Física e suscitando novas estratégias para introduzir atividades experimentais naquele processo. O presente estudo consiste em uma pesquisa aplicada, de natureza interpretativa, com resultados tratados de maneira qualitativa, a partir da coleta de informações em fontes secundárias e primárias, e a partir da aplicação de um formulário online. Foi possível concluir que o ensino remoto ocasionou diversos impactos negativos no ensino e aprendizagem de Física, com prejuízo ainda maior para as práticas experimentais, mas, por outro lado, também foram verificados aspectos positivos e novos conhecimentos adquiridos a partir do grande desafio.
Descrição:
SANTOS, Patricia da Costa. Impactos causados pela pandemia da covid-19 no ensino e na aprendizagem de Física: reflexões a partir das práticas experimentais e do ensino remoto. 2022. 22 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.