Resumo:
O presente artigo, teve como objetivo analisar quais os discursos utilizados pelos Personal
Trainers como estratégia de marketing na rede social Instagram e refletir acerca dos impactos
presentes nesses discursos na atuação desses profissionais. A pesquisa se caracteriza como uma
análise qualitativa e exploratória sobre os perfis de Personal Trainers e para tanto, o corpus de
análise foi elaborado a partir da seleção de uma busca através do google com os descritores
“Personal Trainer no Instagram”. Os critérios utilizados para inclusão dos perfis no corpus
teórico foi a auto identificação como Personal Trainer expressa na biografia (bio) da rede social,
assim como possuir entre 100 mil a 3,5 milhões de seguidores na plataforma. Dessa forma foram
encontrados seis perfis que foram analisados e divididos em cinco tópicos, tais como: O
especialista; O incentivador; O meu aluno é famoso; O discurso milagroso; O meu atleta é
campeão. Cada tópico discorre sobre os discursos apresentados por cada perfil, trazendo
reflexões a cerca deles. Concluindo que o artigo, permitiu perceber que é muito importante o
Personal Trainer ter estratégias de marketing para construção da sua identidade enquanto
profissional, todavia, é muito importante para os mesmos, fazer uma análise construtiva sobre os
impactos desses discursos.
Descrição:
DINIZ, Tiago Nóbrega Diniz. Os discursos utilizados pelos personal trainers como estratégia de marketing no Instagram. 2023. 21 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.