Resumo:
O presente trabalho se deu a partir da necessidade de pesquisar sobre como a História da Matemática pode ajudar no ensino e aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral. Decorrente disso, buscamos investigar quais matemáticos contribuíram para o desenvolvimento do Cálculo Diferencial e Integral e quais foram suas contribuições. A Guerra do Cálculo travada por Newton Leibniz, as dificuldades de aprendizagem no ensino do Cálculo Diferencial e Integral, como também a História da Matemática como metodologia de ensino, apresentando uma proposta didática a ser trabalhada em sala de aula na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral. Desenvolvemos esse trabalho na modalidade de pesquisa bibliográfica, no qual buscamos pesquisadores que produziram trabalhos sobre a História da Matemática como metodologia de ensino e acerca da história do Cálculo Diferencial e Integral, para assim nos apropriarmos do tema. Diante disso, as questões que nortearam nosso trabalho foram: Qual a importância de se trabalhar a História da Matemática no ensino do Cálculo Diferencial e Integral? Trabalhar História da Matemática no ensino do Cálculo Diferencial e Integral auxiliaria na aprendizagem do mesmo? Como resultado de nosso trabalho, concluímos que utilizar a História da Matemática como metodologia de ensino desperta o interesse do aluno pelo conteúdo estudado, tornando a Matemática mais humanizada, visto que surgiu a partir da necessidade do homem.
Descrição:
SILVA, José Victor Soares da. O Cálculo Diferencial e Integral: História, conflitos, ensino e descobertas. 2022. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.