Resumo:
O presente trabalho descreve uma experiência de regência no Programa Residência Pedagógica (PRP), Matemática do Campus Campina Grande, Universidade Estadual da Paraíba. A regência se deu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmão Damião, cidade de Lagoa Seca, estado da Paraíba. Programas de formação inicial, a exemplo do PIBIC, PIBID e Residência Pedagógica, revelam-se de grande importância para a formação de professores de Matemática devido à prática de docência ser imprescindível para o
desenvolvimento profissional. Para isso, dissertamos sobre uma abordagem teórico-metodológica de História da Matemática, em especial sobre números naturais, de modo a buscar uma maneira dinâmica e eficaz no ensino e aprendizagem dos alunos. Vídeos e slides foram utilizados na aula realizada pelo Google Meet como meio alternativo a facilitar o ensino da Matemática. Como resultado podemos afirmar que a contextualização histórica proporcionou aos alunos troca de saberes, interação entre eles, e estimulou ainda mais a criatividade e imaginação. Mostrando que eles realmente gostaram e se interessaram pelo conteúdo trabalhado, bem como se sentiram motivados a buscar ainda mais conhecimento sobre a História da Matemática. Com relação à experiência de regência, podemos afirmar que foi extremamente valiosa e enriquecedora para nossa formação profissional.
Descrição:
ALBUQUERQUE, Monally Kelly Ribeiro de. Ensino e aprendizagem da Matemática de um ponto de vista histórico: uma experiência a partir do Programa Residência Pedagógica UEPB/CAPES Campus Campina Grande. 2022. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.