Resumo:
O presente Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo central analisar potencialidades da História da Matemática como recurso metodológico no ensino de Matemática. Esta pesquisa surgiu de reflexões durante o curso de graduação, que em diversos momentos, particularmente na formação do Programa Residência Pedagógica UEPB/CAPES Campus Campina Grande, fomos levados a refletir sobre o uso da História da Matemática. Tais reflexões teóricas apontam para o potencial da História da Matemática como recurso metodológico e como elemento também norteador da formação docente. O estudo proporcionou inferir que ao utilizar a História da Matemática como importante recurso por ser um instrumento de investigação das descobertas e origens dos assuntos matemáticos que foram desenvolvidos ao longo do tempo. Esse processo favoreceu o enriquecimento do conhecimento cultural e matemático. Além desse resgate histórico, a valorização de cada conteúdo matemático como meio facilitador da vida cotidiana, ressaltando a História da Matemática como recurso didático e a importância dela.
Descrição:
SILVA, Sidney Vitorino da. Aspectos históricos sobre operações fundamentais, frações, sólidos de Platão e álgebra. 32 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.