Resumo:
A Matemática está presente em nossas vidas desde muito tempo. Todavia, ao ingressarmos no meio escolar, passar a compreender o processo da operação de divisão de maneira mais formal tende a favorecer de modo significativo o desenvolvimento do pensamento matemático e envolver os demais conteúdos curriculares. Sendo assim, o presente trabalho buscou investigar as dificuldades dos Professores Polivalentes no processo de ensino e aprendizagem da operação divisão, externando algumas propostas metodológicas voltadas ao ensino da divisão nos anos iniciais. Desenvolvido na modalidade de pesquisa bibliográfica, teve-se como perguntas norteadoras Como trabalhar as dificuldades do ensino e aprendizagem de Matemática nos anos iniciais da educação básica? E como trabalhar a operação divisão nos anos iniciais?. No trabalho também disponibilizamos propostas didáticas intituladas Trilha da Divisão, Divisão com Material Concreto e Estudo das Relações entre os Termos. Tais propostas são sugestões a serem utilizadas em sala de aula por Professores Polivalentes para o ensino da operação divisão. Por fim, esperamos que nosso trabalho auxilie Professores Polivalentes no processo de ensino e aprendizagem da operação divisão, contribuindo assim para uma aprendizagem significativa da Matemática.
Descrição:
ALVES, Munique dos Santos Nascimento Alves. Professores polivalentes e a questão da operação divisão. 2022. 35 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.