Resumo:
As metodologias ativas têm sido ferramentas relevantes no processo de ensino e aprendizagem, pois colocam o aluno no centro do processo, sendo este um sujeito ativo, capaz de formular seu próprio conhecimento. Nesse contexto, a presente pesquisa tem como objetivo identificar por meio de uma revisão sistemática de como estão sendo utilizadas as metodologias ativas no Ensino Médio nos artigos científicos publicados nos últimos cinco anos (2016 a 2021) na revista Química Nova na Escola. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico e de caráter descritivo em que foi realizado um estudo acerca do emprego das metodologias ativas no ensino de Química no periódico destacado, foram selecionados todos os artigos referentes à temática que atendiam aos critérios do problema de pesquisa. Após a pesquisa os dados foram organizados conforme os seguintes pontos: tipo de metodologia ativa usada, turmas nas quais a metodologias foram desenvolvidas, conteúdos trabalhados nas propostas, justificativa dos autores para a escolha desta metodologia e resultados obtidos. Os resultados apontam um quantitativo de 12 artigos que empregaram alguma metodologia ativa como proposta didática no ensino de química. Esse quantitativo é considerado baixo tendo em vista que o periódico publica cerca de 40 artigos por ano. Foi identificada também uma pequena variedade de metodologias ativas empregadas nos artigos. A gamificação foi considerada a metodologia mais utilizada. Diante da revisão realizada foi possível analisar as contribuições da utilização da temática, em que nas falas dos autores, pode-se identificar que o uso dessas metodologias proporcionou um maior engajamento, participação e motivação dos alunos para aprender os conceitos químicos, bem como explorou os seus protagonismos e promoveu uma aprendizagem ativa, podendo ser considerado um facilitador do ensino e aprendizagem de Química.
Descrição:
ARAÚJO, Myrian Stefany Gomes de. Metodologias ativas no ensino de Química a nível médio: uma revisão sistemática no período de 2016 a 2021 na Revista Química Nova Escola. 2022. 34 p. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.