Resumo:
Tendo em vista que, ao longo das últimas décadas foram se consolidando perspectivas excludentes dentro da prática de algumas modalidades esportivas, as aulas de Educação Física Escolar durante este período, acabavam por reforçar estes estereótipos, de que determinado esporte não pode ser praticado pelo sexo feminino. Este estudo se trata da participação feminina em esportes estereotipados como esportes masculinos, a fim de, analisar as possibilidades de inclusão feminina no futsal no ensino fundamental II. Para tanto, foi necessário verificar as estratégias para inclusão feminina no futsal no ensino fundamental, identificando as principais dificuldades na perspectiva dos docentes, em relação à prática do futsal feminino e, apresentando o estágio atual de adesão ao futsal feminino nas escolas averiguadas. Foi realizada uma pesquisa de campo de natureza mista, com abordagem estatística descritiva e analítica do conteúdo. A amostra foi composta por docentes, atuantes em escolas públicas e privadas, localizadas na cidade de Areia-PB. Para coleta de dados foi utilizado um roteiro de entrevista com seis perguntas abertas. Constatou-se um maior desenvolvimento das escolas privadas, frente às escolas públicas, apresentando metodologias e estratégias pedagógicas bem definidas, maior suporte material e estrutural, isto, por sua vez, promove um ambiente favorável ao estímulo à prática do futsal feminino. Enquanto as escolas públicas necessitam rever suas metodologias para a evolução desta temática.
Descrição:
SOUSA, Vanderley da Silva. Futsal: Possibilidades da inclusão feminina no ensino fundamental II. 2022. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.