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Efeitos da educação em neurociência da dor em indivíduos com lombalgia crônica: Uma revisão integrativa

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dc.contributor.author Nóbrega, Iago de Sousa
dc.date.accessioned 2023-04-28T20:15:57Z
dc.date.available 2023-04-28T20:15:57Z
dc.date.issued 2022-11-23
dc.identifier.other CDD 616.73
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29114
dc.description NÓBREGA, Iago de Sousa. Efeitos da educação em neurociência da dor em indivíduos com lombalgia crônica: Uma revisão integrativa. 2022. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract A dor lombar crônica (DLC) é uma patologia musculoesquelética altamente incapacitante, de origem multifatorial e atualmente configura-se como um problema de saúde pública. Indivíduos acometidos por DLC, por vezes, são influenciados por crenças, medos, fatores sociais e psicológicos que dificultam o tratamento adequado, ou seja, aquele pautado no movimento/exercício. Nessa perspectiva, surge a Educação em Neurociência da Dor (END) com intuito de transformar a perspectiva desses indivíduos quanto ao tratamento, facilitando o manejo terapêutico e auxiliando na atenuação dos rebatimentos da DLC. O objetivo desse estudo foi identificar os efeitos da END no tratamento de indivíduos com lombalgia crônica. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, que foi realizada nas bases de dados PubMed e Physiotherapy Evidence Database (PEDro), no período de dezembro de 2021 a março de 2022, com emprego dos descritores disponíveis no DeCS: “Dor Lombar”, “Dor Crônica”, “Exercício” e do operador booleano “AND” que será empregado para realizar a combinação dos descritores. Além do descritor “Educação em neurociência da dor”, não disponível no DeCS. Foram incluídos estudos realizados nos últimos 6 anos, em inglês e português. Foram excluídos os artigos de revisão, os repetidos entre as bases de dados e os que não se enquadravam nos objetivos da pesquisa. Foram incluídos 6 artigos que demonstraram que a END atrelada a algum método físico possui efeitos positivos no que diz respeito a redução da intensidade da dor, a redução incapacidade, na melhora na catastrofização da dor, da cinesiofobia, no desempenho físico/lombar, nos limiares de dor a pressão lombar, na diminuição na percepção negativa da dor, na diminuição das crenças de evitação do medo, em uma melhor autoeficácia e no aumento da força muscular em pacientes do DLC. Conclui-se que a END associada a algum método físico apresentou efeitos positivos na melhora de vários rebatimentos da DLC, entretanto, a escassez de estudos na literatura científica correlacionado essas temáticas impede uma análise mais abrangente, sendo necessário estudos futuros para comprovação da eficácia dessa abordagem educacional. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profa. Msc. Marlem Oliveira Moreira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Dor Lombar Crônica (DLC) pt_BR
dc.subject Lombalgia pt_BR
dc.subject Educação em Neurociência da Dor (END) pt_BR
dc.title Efeitos da educação em neurociência da dor em indivíduos com lombalgia crônica: Uma revisão integrativa pt_BR
dc.type Other pt_BR


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