Resumo:
O presente estudo tem como objetivo discutir os desafios do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas aulas de Educação Física durante o ensino remoto, considerando a vivência do PIBID. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, relato de experiência. O programa foi desenvolvido na cidade de Campina Grande/PB, na EMEF Professora Maria Anunciada Bezerra, nas turmas do 1º ao 4º ano do ensino fundamental. Devido a dificuldade de reunir os alunos de forma simultânea através das tecnologias de informação e comunicação, foi necessário a utilização de recursos pedagógicos inovadores, como podcast’s, repassados para os alunos via whatsapp. Portanto, o ensino remoto aliado às TCI’s, permitiu que a sala de aula fosse de encontro aos alunos durante o isolamento social. Ademais, as atividades realizadas nas aulas de educação física representam o incentivo à prática de atividade física para crianças e adolescentes, oportunizando benefícios para o desenvolvimento cognitivo e de cidadão crítico. O PIBID proporcionou uma troca de conhecimento entre jovens iniciantes à docência e professor preceptor de educação física, que juntos tiveram que replanejar as aulas. Desse modo, se destacou a utilização das TCI’s como instrumento de ensino para as aulas de educação física.
Descrição:
MARQUES, Sávio Robean Fausto. Os desafios do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas aulas de Educação Física durante a pandemia da Covid-19. 2022. 22 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.