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A dama do Estácio (2012): envelhecimento, feminino, psicanálise e arte

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dc.contributor.author Ferreira, Janaina Leandro
dc.date.accessioned 2023-05-02T19:18:10Z
dc.date.available 2023-05-02T19:18:10Z
dc.date.issued 2022-12-01
dc.identifier.other CDD 150.195
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29121
dc.description FERREIRA, Janaina Leandro. A dama do Estácio (2012): envelhecimento, feminino, psicanálise e arte. 2022. 24 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O artigo teve como objetivo analisar o curta-metragem A dama do Estácio (2012), de Eduardo Ades, continuidade do longa-metragem de 1965, produzido por Leon Hirszman, baseado na obra homônoma A falecida (1953) de Nelson Rodrigues. Com base na linguagem cinematográfica, buscou-se caracterizar os aspectos históricos acerca da velhice e do envelhecimento e suas implicações na cultura contemporânea, problematizando a obra a partir da psicanálise para sublinhar inscrições possíveis de significantes sobre o corpo, o real do envelhecimento e do corpo feminino a partir dos paradoxos da personagem Zulmira, sobre a morte, o envelhecer e o feminino. Como possibilidade analítica, o vídeo foi utilizado como registro documental de imagem e som, produtor de ações humanas complexas. Assim, através de um exame sistematizado desse corpus, tratou-se de como indica Loizos (2018), caracterizar um sistema de anotações e categorizações utilizados para o processamento analítico das informações colhidas. O trabalho se define como um estudo de abordagem qualitativo que seguiu a seguinte metodologia: 1) levantamento bibliográfico acerca do tema envelhecimento, psicanálise e cinematografia como linguagem do cotidiano; 2) recorte e sistematização de cenas do curta-metragem A dama do Estácio (2012); 3) interpretação e análise dos significantes sobre o corpo e o real do envelhecimento acerca do corpo feminino que emergem na narrativa imagética do curta-metragem. Concluiu-se que foi metaforizado, a partir da produção, uma retificação subjetiva a partir da arte que emergiu como libertação para o falseamento e as dissimulações acerca da velhice e da morte na narrativa imagética no curta. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Maria Lígia de Aquino Gouveia pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Dama do Estácio pt_BR
dc.subject Psicanálise pt_BR
dc.subject Arte pt_BR
dc.title A dama do Estácio (2012): envelhecimento, feminino, psicanálise e arte pt_BR
dc.type Other pt_BR


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