UEPB - Repositório Digital

Implicações emocionais da dislexia em crianças e adolescentes atendidos no Centro Especializado em Aprendizagem (CEA) de Queimadas - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Fonseca, Ana Luiza Silva da
dc.date.accessioned 2023-05-02T19:28:59Z
dc.date.available 2023-05-02T19:28:59Z
dc.date.issued 2022-12-01
dc.identifier.other CDD 371.914 4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29129
dc.description FONSECA, Ana Luiza Silva da. Implicações emocionais da dislexia em crianças e adolescentes atendidos no Centro Especializado em Aprendizagem (CEA) de Queimadas - PB. 2022. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo buscou analisar as implicações emocionais da dislexia, a partir da vivência de crianças e adolescentes atendidos no Centro Especializado em Aprendizagem (CEA) do município de Queimadas. A pesquisa teve o caráter descritivo e analítico, sendo de natureza qualitativa. No que tange aos instrumentos utilizados na coleta de dados, utilizou-se dois testes para avaliação das emoções: a Escala Multidimensional de Ansiedade para Crianças e Adolescentes (MASC) e a Escala para Avaliação de Depressão em Crianças (CDRS-R). Em consonância aos testes, foi aplicada uma entrevista semiestruturada, no intuito de agregar maiores resultados ao estudo. A análise dos dados foi realizada conforme propõe Bardin (2016), a qual se estruturou em três etapas: Pré-análise; Exploração do material; Tratamento dos resultados, inferência e interpretação. A pesquisa contou com onze participantes, sendo dez o número de crianças e adolescentes, além da educadora emocional responsável por acompanhá-los. Os resultados sugerem que, para além das dificuldades neurobiológicas inerentes à dislexia, estão os fatores emocionais, os quais podem interferir de forma significativa no cotidiano da pessoa com dislexia. Logo, é imperativa a necessidade de se manter um olhar holístico para esse público, no intuito de possibilitar-lhes um suporte mais eficaz, dada a cronicidade deste transtorno. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Livânia Beltrão Tavares pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Dislexia - Aprendizagem pt_BR
dc.subject Emoções pt_BR
dc.subject Centro Especializado em Aprendizagem - CEA pt_BR
dc.title Implicações emocionais da dislexia em crianças e adolescentes atendidos no Centro Especializado em Aprendizagem (CEA) de Queimadas - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta