Resumo:
O presente trabalho discute sugestões metodológicas para a Educação Matemática, principalmente Investigação Matemática, Materiais Didáticos e Recursos Tecnológicos, no qual, trazemos para cada uma delas uma proposta de aula para os professores de Matemática. Para isso, apresentamos ao longo do texto a relação entre professor e aluno, a definição e importância de utilizar diversas metodologias ao se ensinar Matemática. Ressaltamos que o professor precisa utilizar os diversos saberes que possui para dar suporte ao aprendizado de seus alunos. Sendo assim, nós professores temos que buscar meios que facilitem o ensino e ao mesmo tempo motivem os alunos a quererem buscar mais desse conhecimento. A partir de nosso trabalho, podemos inferir que as metodologias citadas são necessárias para o ensino aprendizagem da Matemática, que podem ser utilizadas pelos professores. Percebendo que as diversas metodologias se correlacionam para o desenvolvimento de uma aula diversificada, prazerosa, significativa, motivadora. Além disso, que desenvolva o pensamento crítico e social dos alunos. Enfim, esperamos que nosso trabalho desperte nos professores interesse e motivação para buscar utilizar as metodologias discutidas, onde possa auxiliá-los para desenvolver uma aula mais prazerosa e significativa para seus alunos.
Descrição:
ALVES, Suenia dos Santos Nascimento. Sugestões metodológicas para a educação matemática: investigação matemática, materiais didáticos e recursos tecnológicos. 2022. 50 p. Trabalho de Conclusão (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.