Resumo:
Pesquisas em ensino de ciências têm enfatizado a importância de espaços não formais de ensino para complementar a educação básica. Entre os espaços não formais para o ensino de ciências, os museus apresentam destaque, principalmente aqueles que se enquadram na categoria de interativos. No entanto, há poucos museus no Brasil que tratam de ciência, interativos ou não. Sendo assim, como podemos aproximar museus do ensino de ciências, mesmo que não sejam diretamente voltados para isso? Sendo assim, este trabalho teve como objetivo investigar quais os tipos de museus existentes na Paraíba e realizar o levantamento de acervo daqueles que possuem potencialidade para o ensino de ciências. Considerando a existência de museus históricos, partimos do referencial da história cultural da ciência e dos estudos em cultura material para destacar como o estudo contextualizado dos objetos pode servir como recursos para abordagens voltadas ao ensino de ciências.
Descrição:
BARBOSA, José João de Souza. Museus históricos da cidade de Campina Grande-PB e potencialidades para o ensino de Ciências. 2022. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.