Resumo:
Estudar o desenvolvimento histórico de um determinado método matemático nos permite compreender as culturas de diferentes civilizações. Temos que o processo de multiplicação atual, estudado no ensino fundamental, envolve um longo processo, com procedimentos diferentes em diversas culturas, mas com algumas semelhanças. Utilizaremos o conjunto dos números naturais baseado em conceitos estudados ao longo da História da Matemática e utilizados por civilizações antigas desenvolvidos no Egito, Índia e China. Para tanto, foram realizados levantamentos bibliográficos em livros de História da Matemática e dissertações, entre outros meios como subsídio teórico para pesquisas relacionadas. Nosso objetivo geral é fornecer aos professores conhecimentos sobre a história da aritmética e, neste caso em particular, a história do método da multiplicação dos povos egípcios, chineses e hindus, para poder ser usado como ferramenta de ensino em sala de aula através da apresentação de um panfleto que esta disponível no final do trabalho.
Descrição:
TAVARES, Keven Emerson Farias Silva. Um estudo sobre métodos de multiplicação dos povos egípcios, chineses e hindus. 2022. 50 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) — Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.