Resumo:
O trabalho apresenta como principal objetivo a realização de uma análise inicial dos
livros didáticos da área de ciências da natureza, adotados pela rede estadual de
ensino do estado da Paraíba, acerca de como estes abordam os conhecimentos da
Física, e se os conteúdos apresentados nesses livros estão coerentes com os objetos de
conhecimento previstos na proposta curricular do Estado da Paraíba. A metodologia
utilizada para realização dos estudos foi de natureza qualitativa, realizando uma
análise documental (análise de livros didáticos). A análise foi realizada através de critérios
e categorias elaboradas pelo autor, visando compreender se estes podem contribuir com
o trabalho do professor no sentido de atender aos aspectos priorizados pelo “Novo
Ensino Médio”. Os resultados do estudo nos levam ao entendimento que os conteúdos
dos livros didáticos adotados se encontram de acordo com os objetos de conhecimento
elencados na proposta curricular do estado da Paraíba e que tais conteúdos são
apresentados nos livros didáticos de forma criteriosa e com certo rigor e atualidade
científica, bem como os livros apresentam- se de forma atrativa para os estudantes
facilitando assim uma melhor condição para o professor realizar suas ações em sala
de aula. Por fim, este tema de pesquisa poderá indicar caminhos para uma melhor
escolha de livros didáticos a serem utilizados no ensino de física por parte da
sociedade acadêmica, no contexto da área de Ciências da Natureza, tendo como
base os conhecimentos e temáticas da Física a serem abordados no “Novo Ensino
Médio”.
Descrição:
MEDEIROS, Bruno Damião Barros de. Análise dos livros didáticos de ciências da natureza adotados pela rede estadual de ensino do estado da Paraíba: um olhar para os conhecimentos de Física. 2022. 21 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.