dc.contributor.author |
Ribeiro, Emmely Renaly Diniz Soares |
|
dc.date.accessioned |
2023-05-02T21:47:18Z |
|
dc.date.available |
2023-05-02T21:47:18Z |
|
dc.date.issued |
2022-12-07 |
|
dc.identifier.other |
CDD 797.21 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29157 |
|
dc.description |
RIBEIRO, Emmely Renaly Diniz Soares. Algumas facetas da presença dos familiares nas aulas de natação: uma revisão integrativa. 2022. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A natação é uma prática que, de forma natural, contribui na aprendizagem de habilidades motoras básicas, específicas e complexas em ambiente aquático. Incentivar essa aprendizagem de esportes desde a infância é estimular a criação de hábitos saudáveis e uma melhor qualidade de vida. Quando os pais estão envolvidos na prática, a criança desenvolve sensações de capacidade em relação à prática escolhida. Nesse sentido, o objetivo geral deste estudo é analisar a influência da presença de familiares na aprendizagem de alunos/as da natação infantil, a partir de estudos presentes na literatura da área, tendo como objetivos específicos: a) Mapear as produções científicas acerca dos benefícios que a presença dos familiares traz ao aluno; b) Detectar se nos achados da literatura a influência traz pontos positivos ou negativos; c) Avaliar os trabalhos selecionados e transmitir direcionamentos aos responsáveis para que a prática seja prazerosa e rica de aprendizado; d) Observar se os estudos fornecem subsídios suficientes que permitam a construção de materiais como cartaz explicativo, que exponha sobre o comportamento dos pais nesse ambiente e possibilitem uma futura pesquisa de campo. Foi utilizada a metodologia de revisão integrativa de abordagem qualitativa dos dados, tendo como banco de busca o Google Acadêmico, SciELO e revistas da área de Educação Física, dos quais foram aplicados alguns filtros para os resultados dos artigos selecionados. Resultados e Discussões: Foi identificado que a natação traz diversos benefícios a quem pratica e que, quanto antes é iniciada, melhor o desenvolvimento. Também pôde-se concluir que os responsáveis exercem influências positivas e negativas no ambiente da aula de natação. Considerações Finais: Faz-se necessária uma participação moderada dos familiares, tornando o esporte prazeroso à criança. Para isto, foi destacada a participação do profissional como mediador dessas relações, indo além da função de técnico para criar vínculos que permitam o conhecimento da criança, o entendimento dos anseios e proporcionem o fornecimento de um ambiente favorável, seguro e com um ensino prazeroso que não vise apenas o modo tecnicista, mas que favoreça o desenvolvimento de experiências corporais aquáticas. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Me. Daniel Batista Santana |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Natação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Participação de familiares |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem de esportes na infância |
pt_BR |
dc.title |
Algumas facetas da presença dos familiares nas aulas de natação: uma revisão integrativa |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |